segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Compreendendo a Fé


Fé, esta é uma das menores palavras da nossa língua portuguesa, porém de grande importância. Uma pessoa para ter sucesso na vida precisa ter fé, em sí mesma, em seu negócio e em seu plano de vida. Só através da fé que atingimos objetivos e temos conquistas. É necessário ter fé para agradar a Deus, viver Seus Milagres e ver Sua Glória.

“Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam”. Hebreus 11:6


“Disse-lhe Jesus: Não te hei dito que, se creres, verás a glória de Deus?” João 11:40

A importância da fé é algo inquestionável, pois quando a pessoa perde a fé em sua vida, em sua história, em seu deus, ela se torna depressiva e até suicida. A fé move montanhas (Mateus 17:20). Mas, o que é fé?

Veja abaixo os principais significados desta palavra, segundo dicionário:

1. Adesão absoluta do espírito àquilo que se considera verdadeiro.
2. Sentimento de quem acredita em determinados ideais ou princípios religiosos. = crença
3. Religião, culto (ex.: fé cristã, fé islâmica).
4. Estado ou atitude de quem acredita ou tem esperança em algo. = confiança, esperança
5. Testemunho autêntico dado por oficial de justiça.
à fé: por certo, certamente.
fazer fé: merecer crédito (ex.: a fazer fé no que ele diz, isto é muito grave).
dou fé: expressão jurídica utilizada para confirmar a veracidade de determinado documento.

A frase “dou fé” significa dar por certo, verdadeiro. Portanto fé é crer que algo é verdadeiro. Também significa “adesão absoluta do espírito àquilo que se considera verdadeiro”, ou seja, “mergulhar de cabeça” naquilo em que se acredita.  Também observamos no significado da palavra “fé” que a mesma anda junto com a verdade, com aquilo que é certo, inevitável. Mas, o que dizer daqueles que são enganados? Uma pessoa enganar a outra para atingir seus próprios interesses, por exemplo; um vendedor vende um imóvel que não lhe pertence. A pessoa que adquiriu teve fé naquele negócio. E se a fé move montanhas, faz tudo acontecer, então porque a pessoa enganada não ficará com o imóvel? O fato é que existem diversos tipos de fé. Ela creu, porém teve fé na mentira, sua fé foi infundada, sem razão de ser.

Vejamos alguns tipos de Fé:

Fé Natural: Esta fé é aquela que todos nós já nascemos. A criança tem fé que andará e logo estará andando. Depositamos fé em nosso médico, mecânico, banco, etc. A fé natural se baseia em soluções naturais. Esta fé se limita a tomar providências naturais. Esta é uma fé que nos faz tomar remédio, procurar amigos, ir ao médico, viajar de avião, etc. Todos possuem, mas não alcançamos milagres por ela.

Fé Infundada: Outro exemplo desta fé é a de Eva, ela creu nas promessas da serpente que dizia que ela seria como Deus se comesse do fruto proibido (Gênesis 1:1-7). A fé de Eva foi infundada, porque não havia sentido dela acreditar mais em um animal que fora criado por Deus, que não possui poder algum, nem tão pouco a formou, do que crer no Deus Todo Poderoso que a criara e a tudo quanto ela via. Isto é fé infundada.

Fé Condicional: A pessoa crê nas promessas de Deus, desde que, seja do jeito e nas condições que criou em sua mente. Ou seja, ela crê que receberá a cura se receber um objeto ungido, se tiver de pagar um voto, se ....(houver condições). Marta acreditava que Lázaro seria curado, se Jesus tivesse chego antes de sua morte (João 11:21); Sara também cria na promessa de ter filho, se fosse através da escrava (Gênesis 16). Os judeus criam no Cristo, se ele fosse rei, ou da família real da época e fosse rico. Esta fé é complicada, pois ou nós faz perdermos a benção ou nos leva a “forçá-la” trazendo erro sobre nossas vidas.

Fé Escatológica ou Futurista: Quem tem este tipo de fé, crê nas coisas espirituais somente após a morte física ou no fim dos tempos. Ou seja, no juízo final, na vida após a morte, etc. Como se o espiritual só existisse e/ou tivesse poder no pós-vida. Marta nos dá um exemplo desta fé quando o Senhor diz que ressuscitará Lázaro e ela diz que sabe que isto acontecerá na ressurreição do último dia (João 11:23,24) . 

Fé Morta: “Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma. Mas dirá alguém: Tu tens a fé, e eu tenho as obras; mostra-me a tua fé sem as tuas obras, e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras.” Tiago 2:17-18.

Fé Fraca: Portanto quem tem fé genuína tem atitudes de fé, veja o exemplo de Pedro. Os discípulos estavam dentro do barco em alto mar quando iniciou uma forte ventania, logo viram alguém andando sobre as águas, pensaram ser um fantasma, mas era Jesus. Pedro pediu que fosse andar sobre as águas com Jesus, e Jesus permitiu. Pedro andou, porém ao soprar o vento ele temeu e afundou. Jesus então o resgatou e comentou sua falta de fé. (Mateus 14:22-31)

Fé Forte: Podemos dizer que uma fé forte é quando não é necessário muita coisa para se crer, como no caso do centurião de Cafarnaum. Ele cria tanto no poder de Cristo e se sentia tão indigno de estar em sua presença, que ele, tento enfermo em casa um servo à qual muito estimava, enviou uns anciãos dos judeus para pedir a Jesus que ordenasse aos anjos que seu servo fosse curado. Ele cria tanto que não precisa nem de Jesus ir até o enfermo, ou enviar um lenço ungido, ou algo assim, bastava uma palavra de Jesus, e assim foi, Jesus declarou a cura do servo moribundo e este ficou são imediatamente. (Lucas 7:1-10). Crer no sobrenatural é uma característica da fé forte.

Paulo diz em sua carta aos Hebreus 11:1 que: “Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem”.

Quem crê em Deus precisa crêr também em Sua Palavra, pois não se pode crer em Deus se não sabe quem Ele é, o que Ele pensa e o que Ele tem pra quem crer, e tudo isto só conhecemos através de Sua Palavra. Ter fé em Cristo é extremamente recompensador, pois quem crer ainda que esteja morto viverá (João 11:25), será salvo juntamente com toda sua família (Atos 16:31), verá a Glória de Deus (João 11:40),  nunca morrerá (João 11:26), terá a vida eterna (João 3:15), fará as mesmas obras de Cristo e ainda maiores (João 14:12); enfim, são inúmeras recompensas por ter  fé em Cristo e isto fará com que você e sua familia vivam melhor a cada dia, vivendo de fé em fé.

“E Jesus disse-lhe: Se tu podes crer, tudo é possível ao que crê.” Marcos 9:23


Melhore-se.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente