segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Ansiedade A Grande Ladra



Pesquisas recentes revelam que hoje  20% da população adulta mundial sofre de transtornos da ansiedade. O que significa isto? A ansiedade é algo natural e biológico do ser humano, porém devido a inúmeros fatores da modernidade, tais como: excesso de informação, acúmulo de tarefas, rotinas agitadas, cobranças de todas as formas inclusive de aparência (padrão de beleza) e principalmente o “efeito microondas”, que explicarei um pouco mais abaixo, afetam a esta reação corporal de forma a transtornar, trazendo inúmeros sintomas físicos como taquicardia, dor no peito, falta de ar, insônia, fadiga, desanimo, boca seca, dificuldade para relaxar etc. Para estes casos mais graves é necessário a intervenção médica e somente pessoas neste nível que estão nos 20%, porém se olharmos ao nosso redor, quantos não roem as unhas? Quantos não dormem bem por ansiedade? Enfim somos cercados por  ansiosos e muitas vezes fazemos parte deste grupo.

A importância da velocidade em nosso tempo atual e principalmente nas grandes metrópoles é muito maior do que no tempo de nossos pais e avós que conseguiam sentar-se na varanda para ver o por do sol ou as estrelas e simplesmente relaxar. Naquele tempo tudo era mais calmo, até mesmo os animais domésticos que tinham como função alegrar seu dono e hoje são treinados para proteger. Hoje falamos de nano-segundo (a milésima parte da milionésima parte de um segundo), cada fração de segundo é extremamente importante principalmente se for uma atividade no computador.

Nosso tempo é curto, tudo tem de ser acelerado, cozinhar caprichado e criar pratos que demorem mais de trinta minutos é só para profissionais da área, o negócio é fazer no microondas onde um pudim que levaria 1 hora no fogão leva apenas alguns minutos. A frase “tempo é dinheiro” penetrou na alma da grande maioria. Hoje nossas  agendas possuem diversas reuniões em um único dia, onde o executivo mal tem tempo para uma refeição. E para “aproveitar” o tempo muitos almoços são transformados em reuniões. Hoje o estresse é tão intenso que o tempo que você daria para teu filho a noite só é o suficiente para as cobranças, não dá tempo para se relacionar, para aconselhar, elogiar, dividir experiências de vida ou até mesmo conhecê-lo, afinal mal notamos que ele já está grandinho. Esta postura de tornar o tempo mais “proveitoso” e que tudo tem de ser para ontem é o que chamamos de “efeito microondas”.

Porém, na verdade somos roubados pela grande ladra ansiedade. Não temos tempo para conhecer nossos filhos e nem de nos conhecer. Caminhar tranquilamente, praticar um esporte, relaxar ao ar livre parecem perda de tempo, quem dirá oferecer um tempo ao Criador?

Pois eu quero lhe ensinar a superar toda ansiedade com algo muito simples que foi ensinado há mais de dois mil anos pelo mestre dos mestres Jesus. Ele nos ensina que não devemos estar ansiosos por coisa alguma (Mateus 6.25 e Lucas 12.22) e em I Pedro 5.7 o apóstolo nos ensina a lançar sobre Cristo todas as nossas ansiedades, pois Ele tem cuidado de Nós. E como fazer isso? É simples primeiramente organize seu tempo com sabedoria. Faça uma lista por ordem de importância que o correto seria mais ou menos assim:

1.      Tempo para Deus (orar, ler e meditar na Palavra, cultuar a Deus em um templo)
2.       Tempo para amar e cuidar das necessidades sentimentais, psicológicas e emocionais dos filhos e conjugue.
3.       Tempo para se amar e cuidar de sua saúde espiritual, mental e física
4.       Tempo para sua carreira
5.       Tempo para seu aperfeiçoamento profissional
6.       Tempo para a família e amigos
7.       Tempo para relaxar e divertir junto com seus amados

Agora você dirá que ter tempo para tudo isto é utopia? Amado, não ter tempo para tudo isto é ser um péssimo administrador, é ser roubado pela grande ladra chamada ansiedade. Se você ler a revista “Pequenas Empresas, Grandes Negócios,” nela você encontra histórias de executivos que, após iniciar este tipo de administração do tempo, ou simplesmente interromper uma ou duas horas de trabalho para caminhar, correr, jogar tênis ou praticar algum esporte conseguiram melhorar os resultados da empresa, entenderá que é preciso mudar para melhorar. Eu conheço grandes executivos e poderosos empresários que possuem dezenas e até centenas de pessoas sobre seu comando que conseguem tempo para tudo isto e estes tem obtido maior sucesso até em suas vidas profissionais justamente por não terem mais ao seu lado a ladra e famosa Ansiedade. Mas, também conheço empresários bem sucedidos que são ansiosos e a grande diferença é que os primeiros são mais admirados, tidos como bons exemplos de liderança porque não são estressados e possuem mais saúde e felicidade enquanto os segundos são enfermos de corpo e alma, odiados em suas empresas por seu comportamento irritado e estressado, mal amados, solitários e infelizes.

Vamos nos melhorar, primeiramente ore, peça ao grande Criador que em sua infinita sabedoria te ilumine, para que como Ele, você tenha tempo para tudo e até para o descanso. Pense bem, será que você é superior ao Grande Criador?  Portanto se Ele administrou o seu tempo para que cada coisa fosse criada em um tempo específico, sem querer acelerar o processo, e depois Ele descansou, porque VOCÊ, MERO MORTAL, quer fazer tudo de uma só vez, acelerar a tudo o máximo possível e nunca descansar?

Não perca mais tempo, não deixe ser roubado pela grande ladra Ansiedade, se liberte da opressão do tempo, lance sobre o Senhor todas as suas ansiedades. Faça tudo buscando a tranqüilidade, a paz e tenha paciência.

“Busca primeiro o reino de Deus e a sua justiça, e todas as demais coisas vos serão acrescentadas  Mateus 6:33





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente